Da Redação / Crédito: Revista Master

imagem da noticia

Copa São Paulo de Judô Veteranos atrai cerca de 500 atletas

Em um clima de amizade e muito respeito, a Federação Paulista de Judô (F.P.Judô) realizou a Copa São Paulo de Judô Veteranos no Ginásio Municipal Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo, com a participação de aproximadamente 500 atletas.

Para o presidente da F. P. Judô, Alessandro Panitz Puglia, os veteranos são sinônimos de amor e comprometimento pelo esporte. “Eles veem o Judô como uma disciplina para a vida inteira. A classe veterana está sempre treinando, estreitando laços de amizade e ressaltando a importância do trabalho de base”, frisa.

Image

A Copa Veteranos reuniu grandes nomes, como o dirigente José Jantália, o vice-presidente de honra da F.P.Judô, Chico do Judô, o responsável pela formação de dezenas de faixas pretas, Sadao Fleming, o campeão Elton Fiebig, o representante dos kodanshas, Miguel Suganuma, Michiharu Sogabe, Dante Kanayama, os delegados regionais André Gonçalves e Argeu Mauricio de Oliveira Neto, o diretor técnico da F. P. Judô, Joji Kimura, os senseis Celestino Seiti Shira, José Gomes Medeiros, Milton Correa, Celso Franco, Satoru Ebihara, Rodrigo Motta, entre outros.

Logo no início, o sensei José Jantália fez a apresentação da mesa de honra, destacando a relevância de cada convidado. “Cada sensei tem muita história dentro do Judô e, sem dúvidas, contribuiu para o crescimento do Caminho Suave”, fala.

Image

Para Chico do Judô, os veteranos são a força do esporte. “Após os 35 anos de idade, esses atletas continuam evoluindo, tanto que hoje protagonizam as competições mais fortes da modalidade”, analisa. 

Um exemplo disso é o campeão Elton Fiebig, de 47 anos, que faz questão de participar das atividades. “Se você quiser competir nessa faixa etária, é fundamental manter uma rotina. Treino frequentemente e ministro aulas. É importante ter também um acompanhamento médico”, aconselha.

O kodansha José Gomes Medeiros ficou encantado com a quantidade de participantes. “Antes, tínhamos que competir com atletas mais jovens. Porém, com o aumento de judocas mais experientes, a federação começou a realizar campeonatos exclusivos. Este é um reconhecimento de nosso trabalho”, contextualiza.

Image

Segundo o diretor técnico Joji Kimura, a Copa São Paulo é referência para o Judô nacional e para a classe de veteranos. “Além do crescimento pessoal, tivemos a participação de mais de 17 estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins, Amapá, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Tocantins, e 54 judocas de outros países. Mais que uma competição, é um grande encontro entre amigos”, disse.

Para Sadao Fleming, o ponto alto é despertar nos competidores a necessidade de cuidar da saúde. “Os judocas passam a cuidar da saúde e ficam mais próximos dos amigos. Os benefícios deste convívio serão refletidos no ambiente familiar e social”, explica. 

Image

O sensei Celestino Shira parabenizou o trabalho do Federação Paulista e a dedicação dos competidores. “É um esforço de todos que acreditam e lutam pelo Caminho Suave no Brasil”, fala. Na classificação geral por academias, o São Paulo Futebol Clube sagrou-se campeão, enquanto o Instituto Camaradas Incansáveis (ICI) e o Osasco/Yanaguimori conquistaram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.

Além da Copa Veteranos, a F.P.Judô organizou disputas de kata e do Judô para Todos. Anteriormente, houve o torneio dos Aspirantes. Ao todo, mais de 4 mil atletas celebraram o Caminho Suave no Ginásio Municipal Adib Moyses Dib.

Image

A Copa São Paulo de Judô teve o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo, através da Secretaria de Esportes e Lazer, e patrocínio da Ajinomoto, Adidas, Kimonos Shihan e Original Tatamis.

Image

TOP 10 da classe veteranos

1. São Paulo Futebol Clube
2. Instituto Camaradas Incansáveis (ICI)
3. Esp Cl Osasco/Yanaguimori
4. Academia Calasans Camargo
5. Escola Judô Giberti
6. Smel Francisco Morato
7. Soc. Esportiva Palmeiras
8. Associação de Judô Messias
9. Associação Cultural e Esportiva Irmãos Ribas
10. Judô Clube Mogi das Cruzes

Veja outros resultados

Veja mais fotos no Facebook da revista Master

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Cultura samurai inspira professor de arte marcial a produzir livro especial

ver completa
imagem da noticia

Woo Jae Lee realiza seminário de Hoshin-Sull e lançamento de livro no Rio de Janeiro

ver completa
imagem da noticia

Descubra os 10 benefícios da leitura

ver completa
imagem da noticia

Descubra os 10 benefícios da leitura

ver completa
imagem da noticia

Clube Regatas sedia o XXIII Torneio de Judô José Vidal Sion em maio

ver completa
imagem da noticia

Seleção brasileira de Judô é convocada para o Campeonato Pan-Americano e Grand Slam de Baku

ver completa