Da Redação | Crédito: Revista Master

imagem da noticia

Yoshizo Machida leva multidão ao Clube dos Sargentos e Tenentes do Exército, em Campinas - PARTE 1

Aos 73 anos, o grão-mestre Yoshizo Machida esbanja força, habilidade e simpatia, e não por acaso, é uma das personalidades mais requisitadas para falar sobre a evolução do Karate nacional.

Em 16 de março, ele vestiu o quimono e amarrou a faixa preta na cintura para mais uma atividade, desta vez, no Clube dos Sargentos e Tenentes do Exército, em Campinas, onde ministrou um seminário para aproximadamente 200 atletas de distintos estilos e idades.  

Image

Mas não foram apenas os brasileiros que fizeram questão de prestigiá-lo, há registros também de caratecas de Portugal, Itália e de outras nações.

Com iniciativa e realização do sensei Jairo Araújo e da J.R Inovação, e apoio de Gilson Gomes, esta lenda marcial abriu o evento falando sobre humildade e disciplina, virtudes imprescindíveis para a construção de um grande guerreiro.

Com uma pedagogia bem envolvente e objetiva, atraiu o olhar de crianças e adultos, que ouviram atentos as suas palavras. Tecnicamente, abordou assuntos como base, respiração, força, golpes e chutes.

Segundo ele, o Shime é o princípio da arte marcial, e se ele não tiver presente, não é Karate. “A nossa arte é o Budo (caminho). Não importa qual é o seu estilo ou federação, se você quiser ser um bom praticante, tem que sentir e pensar como um carateca”, aconselha.

Image

Sensei Machida é o criador de um estilo singular de Karate, o Machida, que ajudou o filho Lyoto a faturar o cinturão da categoria meio-pesado do UFC e a chegar ao panteão de ouro da companhia.

Nascido no Japão, berço mundial do Karate, foi naturalizado brasileiro há mais de 30 anos. Em nosso país, tem uma trajetória exemplar, marcada pela conquista de inúmeros títulos e pela fundação da Confederação Brasileira de Karate Tradicional.

Um dos idealizadores do seminário, Jairo Araújo, 3º dan no estilo Shotokan, explicou que sensei Machida foi escolhido para realizar o evento em razão de sua credibilidade nacional. “Ele é uma unanimidade e toda a classe se identifica. Temos um laço de amizade e quando fiz o convite, prontamente aceitou”, fala.

O apoiador Gilson Gomes, responsável pelo Dojo Cadetes de Campinas, o considera um grande exemplo. “Treino Karate há mais de 42 anos e nos conhecemos há três décadas, sendo assim, posso dizer que sempre acompanhei o seu trabalho. A vasta experiência e o amor pelo Karate são exemplos para a geração atual”, discorre.

A representante da J.R Inovação, Renata Arrebola, disse que o ponto alto foi a união entre os praticantes. “Independentemente do estilo ou federação, sensei Machida conseguiu uni-los em um ambiente de alegria e respeito”, fala.

Image

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Cultura samurai inspira professor de arte marcial a produzir livro especial

ver completa
imagem da noticia

Woo Jae Lee realiza seminário de Hoshin-Sull e lançamento de livro no Rio de Janeiro

ver completa
imagem da noticia

Descubra os 10 benefícios da leitura

ver completa
imagem da noticia

Descubra os 10 benefícios da leitura

ver completa
imagem da noticia

Clube Regatas sedia o XXIII Torneio de Judô José Vidal Sion em maio

ver completa
imagem da noticia

Seleção brasileira de Judô é convocada para o Campeonato Pan-Americano e Grand Slam de Baku

ver completa