Por Elaine Ferreira | Crédito: Marcia Costa

imagem da noticia

2º Encontro Estadual de Prevenção e Recuperação em Álcool e Outras Drogas incentiva ações coordenadas entre diversas instituições

Na última sexta-feira, 22 de fevereiro, houve o 2º Encontro Estadual de Prevenção e Recuperação em Álcool e Outras Drogas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, promovido pelo Núcleo de Avaliação Estratégica (NAE) em parceria com os deputados estaduais Luiz Carlos Gondim e Delegado Olim.

O evento contou com a participação de várias instituições relacionadas à prevenção e combate às drogas, entre elas, UNIFESP, Ministério Público de São Paulo, PROERD, Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Dipe e Denarc.

Com um trabalho voltado à prevenção e à conscientização social sobre o consumo abusivo de drogas lícitas, como o álcool, e a erradicação de outras substâncias proibidas no Brasil, o encontro serviu para ressaltar que as atitudes dessas organizações podem mudar o cenário.

Na área de pesquisa, a professora Zila Sanchez, da UNIFESP, explicou que o álcool é o principal vilão entre as drogas no país. “As campanhas publicitárias, aliadas à forma como o álcool é vendido, são a porta de entrada para o uso de drogas ilícitas”, fala. 

O psiquiatra Guilherme Messas também concordou e destacou que esta é a droga mais nociva. Em 2018, o álcool foi considerado o maior fator de risco para doenças e mortalidade precoce.

O Procurador de Justiça do Ministério Público, Dr. Mario Sérgio Sobrinho, comentou sobre o programa “Justiça Terapêutica”, que contribui para o tratamento de dependentes químicos. A capitã e coordenadora do PROERD, Ana Paula Benvenuto, informou que há mais de 20 anos, o programa orienta crianças e jovens sobre a importância da prevenção.

O responsável pela Divisão de Prevenção e Educação (DIPE) do DENARC destacou os programas de incentivo e as atuações em São Paulo (Capital) e interior. As iniciativas atingiram mais de 1 milhão de pessoas.

O deputado Olim relatou sua experiência no atendimento de ocorrências envolvendo pessoas que utilizam drogas e a carência de hospitais para tratá-las. Na ocasião, o deputado Luiz Carlos Gondim frisou a importância da educação de base, o apoio às famílias e às atividades sociais desenvolvidas para ocupar as crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Além disso, elogiou a atuação do editor Fábio Bueno no meio marcial, assim como o seu trabalho voltado à valorização de educadores. “O Fábio está sempre lutando pelo reconhecimento de professores e mestres, e por projetos que visam resgatar jovens das drogas e de outros problemas sociais”, explica.

Entre os palestrantes, estava o editor da revista Master e autor do livro Grandes Mestres, Fábio Bueno, que considera as artes marciais um grande instrumento de prevenção e combate às drogas. "No Brasil, por exemplo, somente de Judô, existem mais de 2 milhões de praticantes e projetos sociais que certamente ajudam milhares de crianças e jovens a se afastarem do vício. São ações que merecem ser destacadas e conhecidas”, relata.

O gestor de educação do NAE, Marcelo Nicastro, ressaltou a parceria com instituições civis, militares e sociais, e a característica multipartidária da Assembleia Legislativa de São Paulo, que conta com o apoio de vários parlamentares nesta causa. Ele revelou que um projeto junto à Secretaria de Educação  está em elaboração, visando abordar o tema.

O 2º Encontro Estadual de Prevenção e Recuperação em Álcool e Outras Drogas teve como objetivo promover ações que alertam sobre a questão, e criar centros que atendam àqueles que não têm condições de arcar com clínicas particulares. Além de autoridades, recebeu representantes do Instituto Padre Haroldo, do projeto “Amor Exigente” e do grupo MADD, assim como familiares e pessoas que estão em tratamento.

Veja mais fotos no Facebook da revista Master:

Palestrantes

Deputados Luiz Carlos Gondim e Delegado Oim

Marcello Nicastro (gestor de educação do NAE)

Prof. Zila Sanchez (UNIFESP)

Dr. Mario Sérgio Sobrinho (MPSP)

Miguel Tortorelli (Amor Exigente)

Dr. Guilherme Messas (psiquiatra)

Capitã Ana Paula Benevenuto (coordenadora do PROERD)

Dr. Marcelo Ribeiro (CONED)

Dr. Ítalo Miranda Júnior (DIPE/DENARC)

Dra. Fernanda Castro (PF - DRE)

Ronaldo Rissetto (MADD - Brasil)

Convidados: Rogério Menani e Fábio Bueno

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Paulo Bartolo lança o livro “Karate-Do: as lições que aprendi com sensei Sasaki” no sábado

ver completa
imagem da noticia

Woo Jae Lee lançará maior livro de Defesa Pessoal no Brasil com a participação de diversas modalidades

ver completa
imagem da noticia

Copa São Paulo de Judo 2019 atrai mais de 2 mil atletas

ver completa
imagem da noticia

Yoshizo Machida leva multidão ao Clube dos Sargentos e Tenentes do Exército, em Campinas - PARTE 2

ver completa
imagem da noticia

Yoshizo Machida leva multidão ao Clube dos Sargentos e Tenentes do Exército, em Campinas - PARTE 1

ver completa
imagem da noticia

Seleção chega à Rússia para a disputa do Grand Slam de Ecaterimburgo

ver completa