da internet

imagem da noticia

FakeNews, como tentar fugir delas

            Todos os dias as pessoas que se utilizam dos meios eletrônicos de comunicação, são atingidos por notícias, fotos e compartilhamentos, vindos de diversas fontes. Podem ser amigos, páginas de interesse comum, sites de relacionamento ou qualquer outro canal da internet. Mas, nem tudo que se recebe é verdadeiro. Esse tipo de publicação, bastante comentado no último ano eleitoral, está sendo chamado de Fake News, ou notícias falsas.

            Um estudo publicado em 2008 pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets, nos Estados Unidos, concluiu que informações falsas tem quase 70% mais chances de serem compartilhadas e se tornarem virais, que as verdadeiras. Com tanto material circulando pela internet, como ficar atento para o que é ou não real?

            Segundo o professor Dr. Jack Brandão, da Universidade de São Paulo, USP, as pessoas acham que uma foto prova que o fato é verdadeiro. Porém, há que se pensar que no momento de um registro fotográfico, foi levado em consideração um determinado ângulo, um objetivo a ser atingido, um contexto onde aquela imagem está inserida entre outros aspectos. Isso sem falar na variedade de softwares que permitem edições minuciosas, alterando as imagens originais.

            Outro detalhe a ser observado, segundo professor Brandão, é o “acervo fotográfico virtual, construído durante toda a nossa vida”, e que para cada pessoa é diferente. Ele é como um estoque de todas a imagens que vimos, em nossa história, e é dele que tiramos parte da interpretação de tudo que vemos hoje.Sendo assim, antes de definir se o que está se recebendo é Fake News, ou não, temos que avaliar não só nossas imagens de arquivo mental, mas também observar as possíveis variáveis em que o contexto da imagem pode ter sido tirada, sem contar as edições pelas quais ela possa ter passado.

            Então,antes de compartilhar qualquer postagem, ou acreditar em algo que tenha recebido, pesquise em várias fontes se aquela informação é verdadeira ou não.

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Taekwondo voltará aos Jogos Escolares na edição de Blumenau

ver completa
imagem da noticia

Revista especial sobre a Escola Shinshukan completa sete anos

ver completa
imagem da noticia

Mayra Aguiar bate japonesa na final e é campeã do Grand Prix de Budapeste

ver completa
imagem da noticia

Caraguatatuba, no Litoral Norte do Estado de São Paulo, sedia o Campeonato Paulista da Liga Sanda Brasil

ver completa
imagem da noticia

Sensei Edevanir divulga livro “Samurai: aquele que serve” no Fight Friends BJJ

ver completa
imagem da noticia

Sensei Edevanir lança o livro “Samurai: aquele que serve” no Fight Friends BJJ

ver completa