Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito: CBJ

imagem da noticia

Seleção brasileira despede-se de 2018 em duelo com o Japão no Desafio Internacional de Judô

Depois das três medalhas conquistadas no World Masters da China no último final de semana, o Judô brasileiro retornará ao tatame nesta semana para despedir-se de 2018 bem perto da torcida. Isso porque a equipe do Brasil, liderada pela campeã olímpica Rafaela Silva, enfrentará, a partir de hoje (20) e até 21 de dezembro, a seleção do Japão no Desafio Internacional de Judô, evento amistoso realizado pela Confederação Brasileira de Judô em parceria com o Bradesco, patrocinador master do judô brasileiro.   

Para a última competição do ano, a seleção brasileira foi escalada com David Lima (73 kg), Eduardo Katsuhiro Barbosa (73 kg), Giovanni Ferreira (90 kg) e Leonardo Gonçalves (+90 kg), no masculino, e com Rafaela Silva (57 kg), Maria Portela (70 kg), Beatriz Souza (+70 kg) e a baiana Vitória Ribeiro (70 kg), de 20 anos, estreante em competições com a seleção. 

"Estou bastante ansiosa para lutar. Todo mundo botando força. É um orgulho muito grande para mim poder representar a Bahia e o Brasil nesse Desafio", disse a judoca, que é natural de Camaçari e substituirá Maria Portela no segundo dia do Desafio.

Do lado japonês a equipe será formada pelos judocas Kana Suzuki (57 kg), Sae Tasaka (70 kg), Etani Tomoni (+70 kg), Mitsui Daiki (73 kg), Yuya Sato (73 kg), Jumpei Igarashi (90 kg) e Koitaro Matsutani (+90 kg) sob o comando da técnica Shinobu Toshito. 

"Uma coisa é lutar bem com japoneses, outra coisa é vencer japoneses. Então, acho que esse Desafio vai ser bom para tentarmos achar um caminho para ganharmos dos japoneses", avalia o peso leve brasileiro Eduardo Katsuhiro, que morou no Japão dos três aos 17 anos e conhece bem o estilo do Judô japonês. "Minha família foi para trabalhar em Hamamatsu. Minha infância e minha adolescência foram lá, então, minha base no Judô vem do Japão. Isso me ajuda bastante nos confrontos com judocas do Japão."

O palco do duelo será o ginásio do Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia. A delegação japonesa e parte da seleção brasileira já estão concentrados no município baiano realizando os últimos treinos antes do Desafio.  

Nesta segunda, eles participaram de um treinamento no CPJ que contou com a presença de aproximadamente 30 judocas de sete estados nordestinos. Atletas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia vieram a Lauro de Freitas em busca do intercâmbio com os atletas japoneses e com a seleção principal do Brasil. 

O primeiro confronto do Desafio Internacional será nesta quinta-feira, 20, às 18h (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo na TV pelo canal ESPN. O segundo duelo será na sexta, 21, no mesmo horário, tendo transmissão ao vivo tanto pela ESPN, quanto pelo SporTV. Serão sete lutas no confronto entre as equipes mistas (masculino e feminino) e quem conseguir vencer a maioria dos combates será o campeão.

Veja mais notícias!

imagem da noticia

CBK divulga calendário de 2019

ver completa
imagem da noticia

Terapeuta Deise Facusse lança o livro “Receitas Taoistas” no Casa Hall Shopping, em Balneário Camboriú

ver completa
imagem da noticia

CBJ promove treinamento com dinâmicas e palestras para colaboradores na sede administrativa no Rio de Janeiro

ver completa
imagem da noticia

Seleção de Karate realiza treinamento de campo no CT Time Brasil

ver completa
imagem da noticia

Filosofia marcial é a base das modalidades

ver completa
imagem da noticia

Prêmio Melhores de 2018 acontece em fevereiro

ver completa