Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito: CBJ

imagem da noticia

Primeiro dia de Seletiva Olímpica define classificados para a seleção masculina de Judô

Começou nesta quarta-feira (12), no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia, a Seletiva Olímpica de Judô - Projeto Tóquio 2020, última etapa de classificação para a seleção que representará o Brasil em 2019. Neste primeiro dia, estiveram em jogo oito vagas na equipe principal masculina. As disputas femininas serão na quinta-feira (13). O evento selecionará, ao todo, 16 atletas para integrar a seleção principal de Judô do Brasil no ano de 2019. 

Apenas os pesos ligeiro feminino (48 kg) e o leve masculino (73 kg) darão duas vagas na seleção. No restante dos pesos, os judocas lutarão por uma vaga. Ou seja, os campeões da Seletiva nas categorias 52 kg, 57 kg, 63 kg, 70 kg, 78 kg, +78 kg, 60 kg, 66 kg, 81 kg, 90 kg, 100 kg e +100 kg se garantirão na equipe principal no ano que vem. 

Nesta quarta, a competição foi dividida em duas fases. Na primeira, a seletiva apurou os quatro melhores de cada categoria para a segunda fase, onde aconteceu o rodízio entre os quatro e todos lutaram contra todos para definir o campeão. 

Com vitórias nas primeiras rodadas da fase de rodízio, quatro atletas conseguiram, antecipadamente, garantir suas vagas na seleção: Felipe Kitadai (60 kg/Sogipa/FGJ), Marcelo Contini (73 kg/EC Pinheiros/FPJudo), Eduardo Katsuhiro (73 kg/Clube Paineiras do Morumby/FPJudo) e Giovanni Ferreira (90 kg/EC Pinheiros/FPJudo). 

"Eu já tinha conversado com meus pais, com meus técnicos que, independentemente do que acontecesse na Seletiva, meu sonho olímpico não ia parar, não ia morrer. Hoje, com a confirmação da vaga ficou tudo mais fácil. Agradeço aos meus patrocinadores pessoais, meu clube Sogipa, à CBJ e a gente vai construir outra medalha olímpica", projetou Kitadai, dono de uma medalha de bronze nos Jogos de Londres 2012, que passou por um longo período de recuperação de cirurgia no ombro e conseguiu se manter na seleção.

A última rodada do rodízio, porém, foi decisiva para os pesos 66 kg, 81 kg, 100 kg e +100 kg. No 66 kg, Michael Marcelino (SESI/FPJudo) derrotou Willian Lima (EC Pinheiros/FPJudo) para conqusitar o título e a vaga. No 81 kg, o sergipano Edu Lowgan Ramos (Judô e Movimento/FSJ) surpreendeu o medalhista olímpico Leandro Guilheiro (EC Pinheiros/FPJudo), vencendo o combate nas punições (3-2) para conquistar uma vaga inédita para o seu estado na seleção principal de Judô.

"Eu venho de Sergipe, do menor estado do Brasil. O que me motiva é tentar fazer história. Tenho incentivo dos meus familiares desde pequeno, meus irmãos vieram de carro para cá para me ver. E hoje fiz a final com o Leandro Guilheiro, que é um espelho, é meu ídolo, ídolo do esporte nacional. É um sonho realizado. Ano passado fiquei em segundo e, neste ano, consegui ser campeão. Isso me motiva a ir além", comemorou Edu Lowgan após confirmar o título inédito da seletiva para o seu estado.

A vaga do meio-pesado (100 kg) ficou para Leonardo Gonçalves (Sogipa/FGJ), que venceu André Humberto (Minas TC/FMJ) por ippon. Por fim, Ruan Isquierdo (Instituo Reação/FJEJR) derrotou Juscelino Júnior (Minas TC/FMJ), também por ippon, para ficar com a vaga no peso pesado.

A competição continua nesta quinta, com as disputas femininas. As lutas da primeira fase começarão às 11h (horário de Brasília) e as últimas rodadas do rodízio serão a partir das 17h (horário de Brasília).

Como acompanhar os resultados?

Divulgamos em tempo real os resultados de todas as lutas no perfil oficial da CBJ no Twitter @noticiascbj. E as lutas da última rodada dos rodízios de todas as categorias serão transmitidas ao vivo na TV, pelos canais ESPN e SporTV, a partir das 17h (horário de Brasília) nos dois dias de competição.

- Programação completa

- Sistema de disputa

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Paulo Bartolo lança o livro “Karate-Do: as lições que aprendi com sensei Sasaki” no sábado

ver completa
imagem da noticia

Woo Jae Lee lançará maior livro de Defesa Pessoal no Brasil com a participação de diversas modalidades

ver completa
imagem da noticia

Copa São Paulo de Judo 2019 atrai mais de 2 mil atletas

ver completa
imagem da noticia

Yoshizo Machida leva multidão ao Clube dos Sargentos e Tenentes do Exército, em Campinas - PARTE 2

ver completa
imagem da noticia

Yoshizo Machida leva multidão ao Clube dos Sargentos e Tenentes do Exército, em Campinas - PARTE 1

ver completa
imagem da noticia

Seleção chega à Rússia para a disputa do Grand Slam de Ecaterimburgo

ver completa