Por Girliani Martins | Crédito: Divulgação

imagem da noticia

Você sabe quais são os maiores atletas na história do Taekwondo brasileiro?

O Taekwondo brasileiro tem uma legião de atletas que elevou o nome do país no cenário nacional e internacional. Nesta lista, destacam-se nomes como Fábio Goulart, Marcel Wenceslau, Márcio Wenceslau, Milton Iwana, Márcio Eugênio Dutra, Carlos Costa, Diogo Silva, Natália Falavigna e tantos outros.

Com muito suor e treinamento árduo, escreveram seus nomes nas competições mais cobiçadas. Hoje, esses taekwondistas são inspiração para as novas gerações, incluindo o medalhista olímpico Maicon Andrade, que desponta com competência na modalidade.

Fábio Goulart

O santista sagrou-se bicampeão pan-americano, em 1990, em Porto Rico, e na sequência, em 1991, em Cuba. É também bicampeão brasileiro, campeão das Seletivas Nacionais (1989, 1990, 1991 e 1992), campeão da Copa do Brasil, Seletivas Olímpicas, entre outros títulos. 

Marcel Wenceslau

Nascido em São Paulo, é campeão pan-americano, bicampeão dos Jogos Sul-Americanos e tem duas medalhas de bronze em Mundiais.

Márcio Wenceslau

Começou a praticar Taekwondo aos 10 anos, após assistir a uma reportagem sobre o esporte. Assim como o irmão, apresenta grandes vitórias. É medalhista de prata do Pan-Americano do Rio de Janeiro, e de bronze na edição de Guadalajara, em 2011.

Milton Iwana

É vice-campeão mundial em 1993, nos EUA, bem como heptacampeão brasileiro e octacampeão paulista. Participou de três US Open e quatro Pan-Americanos. Hoje, atua como árbitro.

Márcio Eugênio Dutra

Em 1996, foi eleito o melhor atleta pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). É ainda vice-campeão mundial, medalhista de bronze pan-americano, tricampeão brasileiro (nove vezes), campeão paulista e decacampeão das seletivas nacionais. Hoje, atua como instrutor e técnico.

Carlos Costa

Recordista em títulos nacionais (nove títulos), o brasileiro é campeão pan-americano, bicampeão sul-americano, campeão do Aberto da Argentina, campeão da Copa do Brasil, de mais de 15 seletivas, Jogos Regionais Abertos e do Interior, entre muitos outros. É um dos mais relevantes treinadores do Brasil, tendo sido eleito o melhor da América do Sul no Campeonato Sul-Americano de 1997.

Diogo Silva

Natural de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, é campeão pan-americano, mundial universitário, sul-americano, bicampeão do Open, etc. Além disso, Diogo disputou Olimpíadas e foi o primeiro atleta do Taekwondo brasileiro a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Mundiais Militares, sendo o único também a ter quatro dessas láureas em World Games.

Natália Falavigna

A paranaense conquistou a primeira medalha brasileira de Taekwondo nos Jogos Olímpicos, em 2012. Iniciou na modalidade na academia Pequeno Tigre, em Londrina. Venceu o Mundial de Taekwondo, a Universíada de Belgrado, o Alberto da Áustria, cinco vezes o Campeonato Brasileiro, duas vezes o Sul-Americano, entre outros torneios. Tem três participações olímpicas e trabalhou como coordenadora técnica da seleção brasileira. Hoje, é gerente técnica da Secretaria de Esportes de Joinville, em Santa Catarina.

Maicon Andrade

Nascido em Minas Gerais, o taekwondista ganhou visibilidade nacional ao faturar o bronze nas Olimpíadas Rio 2016, a primeira medalha masculina brasileira no evento. Em seu currículo, há ainda uma prata e um bronze na Universíada, assim como o terceiro lugar em um Pan-Americano e no Mundial Militar. 

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Paulo Bartolo lança o livro “Karate-Do: as lições que aprendi com sensei Sasaki” no sábado

ver completa
imagem da noticia

Woo Jae Lee lançará maior livro de Defesa Pessoal no Brasil com a participação de diversas modalidades

ver completa
imagem da noticia

Copa São Paulo de Judo 2019 atrai mais de 2 mil atletas

ver completa
imagem da noticia

Yoshizo Machida leva multidão ao Clube dos Sargentos e Tenentes do Exército, em Campinas - PARTE 2

ver completa
imagem da noticia

Yoshizo Machida leva multidão ao Clube dos Sargentos e Tenentes do Exército, em Campinas - PARTE 1

ver completa
imagem da noticia

Seleção chega à Rússia para a disputa do Grand Slam de Ecaterimburgo

ver completa