Por Girliani Martins | Crédito: Divulgação

imagem da noticia

Você sabe quais são os maiores atletas na história do Taekwondo brasileiro?

O Taekwondo brasileiro tem uma legião de atletas que elevou o nome do país no cenário nacional e internacional. Nesta lista, destacam-se nomes como Fábio Goulart, Marcel Wenceslau, Márcio Wenceslau, Milton Iwana, Márcio Eugênio Dutra, Carlos Costa, Diogo Silva, Natália Falavigna e tantos outros.

Com muito suor e treinamento árduo, escreveram seus nomes nas competições mais cobiçadas. Hoje, esses taekwondistas são inspiração para as novas gerações, incluindo o medalhista olímpico Maicon Andrade, que desponta com competência na modalidade.

Fábio Goulart

O santista sagrou-se bicampeão pan-americano, em 1990, em Porto Rico, e na sequência, em 1991, em Cuba. É também bicampeão brasileiro, campeão das Seletivas Nacionais (1989, 1990, 1991 e 1992), campeão da Copa do Brasil, Seletivas Olímpicas, entre outros títulos. 

Marcel Wenceslau

Nascido em São Paulo, é campeão pan-americano, bicampeão dos Jogos Sul-Americanos e tem duas medalhas de bronze em Mundiais.

Márcio Wenceslau

Começou a praticar Taekwondo aos 10 anos, após assistir a uma reportagem sobre o esporte. Assim como o irmão, apresenta grandes vitórias. É medalhista de prata do Pan-Americano do Rio de Janeiro, e de bronze na edição de Guadalajara, em 2011.

Milton Iwana

É vice-campeão mundial em 1993, nos EUA, bem como heptacampeão brasileiro e octacampeão paulista. Participou de três US Open e quatro Pan-Americanos. Hoje, atua como árbitro.

Márcio Eugênio Dutra

Em 1996, foi eleito o melhor atleta pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). É ainda vice-campeão mundial, medalhista de bronze pan-americano, tricampeão brasileiro (nove vezes), campeão paulista e decacampeão das seletivas nacionais. Hoje, atua como instrutor e técnico.

Carlos Costa

Recordista em títulos nacionais (nove títulos), o brasileiro é campeão pan-americano, bicampeão sul-americano, campeão do Aberto da Argentina, campeão da Copa do Brasil, de mais de 15 seletivas, Jogos Regionais Abertos e do Interior, entre muitos outros. É um dos mais relevantes treinadores do Brasil, tendo sido eleito o melhor da América do Sul no Campeonato Sul-Americano de 1997.

Diogo Silva

Natural de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, é campeão pan-americano, mundial universitário, sul-americano, bicampeão do Open, etc. Além disso, Diogo disputou Olimpíadas e foi o primeiro atleta do Taekwondo brasileiro a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Mundiais Militares, sendo o único também a ter quatro dessas láureas em World Games.

Natália Falavigna

A paranaense conquistou a primeira medalha brasileira de Taekwondo nos Jogos Olímpicos, em 2012. Iniciou na modalidade na academia Pequeno Tigre, em Londrina. Venceu o Mundial de Taekwondo, a Universíada de Belgrado, o Alberto da Áustria, cinco vezes o Campeonato Brasileiro, duas vezes o Sul-Americano, entre outros torneios. Tem três participações olímpicas e trabalhou como coordenadora técnica da seleção brasileira. Hoje, é gerente técnica da Secretaria de Esportes de Joinville, em Santa Catarina.

Maicon Andrade

Nascido em Minas Gerais, o taekwondista ganhou visibilidade nacional ao faturar o bronze nas Olimpíadas Rio 2016, a primeira medalha masculina brasileira no evento. Em seu currículo, há ainda uma prata e um bronze na Universíada, assim como o terceiro lugar em um Pan-Americano e no Mundial Militar. 

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Inscrições para o Campeonato Paulista de Kickboxing estão abertas

ver completa
imagem da noticia

Primeiro medalhista olímpico do Judô brasileiro, Chiaki Ishii entra para o Hall da Fama do COB

ver completa
imagem da noticia

Treino Master é realizado na sede da F.P.Judô

ver completa
imagem da noticia

Lyoto Machida vence Chael Sonnen no Belllator 222

ver completa
imagem da noticia

Karate de Serra Negra terá representante no livro Grandes Mestres – Américas

ver completa
imagem da noticia

Academia Marcos Daud promove Exame de Faixa em Santos

ver completa