Por Girliani Martins | Crédito: Elaine Ferreira

imagem da noticia

Apaixonados por lutas e artes marciais se aprimoram em Workshop de Coreografias de Lutas para Cinema

No cinema, o gênero de ação sempre povoou o imaginário de praticantes de artes marciais no mundo inteiro, devido, principalmente, ao brilhantismo de Bruce Lee e da riqueza das cenas de luta.

No Brasil, o coreógrafo e fundador da Action Kung Fu (empresa dedicada a preparação de dublês), Gutemberg Lins, é referência no assunto. No último domingo, 02 de dezembro, ele ministrou o último Workshop de Coreografias de Lutas de 2018, no bairro Liberdade, em São Paulo, que contou com participantes de diversas regiões, além do diretor da Forasteiro Produções, Ernesto Andreghetto, da União Nacional de Dança de Leão & Dragão, dos canais do Merloto e Caminho do Guerreiro, além da cobertura da revista Master.

Os participantes aprenderam as principais técnicas de luta utilizadas no cinema de ação da atualidade e esclareceram dúvidas sobre movimentação e coreografias.

De acordo com o organizador Gutemberg Lins, a adesão foi muito significativa e o workshop teve como finalidade incentivar artistas e interessados por filmes de ação a vivenciarem como funciona a parte coreográfica no cinema. “Não adianta ensiná-los somente a teoria, pois é na prática que compreenderão o que é o cinema de ação. Tudo que fazemos é pensado nas câmeras, isto é, nos ângulos. Nosso propósito é prepará-los devidamente para produzir as próprias cenas de luta”, explica.

Image

O diretor da Forasteiro Produções, Ernesto Andreghetto, que atua há mais de 20 anos nesta área, destacou que o cinema de ação está crescendo no Brasil, em virtude disso, é essencial que os atores estejam bem preparados. “Neste workshop, eles aprenderam não somente o contexto coreográfico, mas tiveram a oportunidade de entender um pouco sobre a produção de cinema de ação. Para termos uma boa geração de atores marciais, é fundamental que eles tenham conhecimento de preparação e movimentação”, destaca.

O artista marcial e personal fight, Henrique Merloto, do canal Merloto, participou da atividade e comentou que isto agregou em sua carreira. “Foi uma experiência muito boa. Sem dúvidas, valeu a vivência e o aprendizado”, fala.

A atriz Letícia Burgatti disse que o evento foi muito relevante para o seu momento atual na profissão. “Este treinamento não poderia ter acontecido em melhor hora. Em 2019, participarei de um filme de ação, e como já sou faixa preta, estes conhecimentos farão toda a diferença na hora das filmagens”, discorre.

O evento serviu também para mestres consagrados, como é o caso de Ricardo Nakayama (Kali), que passará uma temporada na Tailândia para treinamentos e outros compromissos profissionais. “Sempre é importante buscar mais conhecimento, especialmente, para atuar em cenas de ação e não sair machucado. Não basta somente conhecer a técnica para fazer uma performance perfeita e sem lesões, é necessário entender qual é o melhor ângulo e a expressão adequada para a cena”, analisa. 

Ao final, Gutemberg Lins, que foi o primeiro a realizar um workshop de artes marciais de cinema no estado de São Paulo, parabenizou a todos pela participação e entregou o tão esperado certificado.

Novos cursos

Em 2019, a Action Kung Fu organizará mais palestras, cursos e seminários. Fique atento! 

Veja mais fotos no Facebook da revista Master

Veja mais notícias!

imagem da noticia

São Paulo garante título da Copa do Brasil

ver completa
imagem da noticia

Você sabe quais são os maiores atletas na história do Taekwondo brasileiro?

ver completa
imagem da noticia

Centro Pan-Americano de Judô recebe última Seletiva Olímpica do ciclo Tóquio 2020 a partir de amanhã

ver completa
imagem da noticia

10 motivos para você praticar Hapkido

ver completa
imagem da noticia

Conheça a história do Hapkido no Brasil

ver completa
imagem da noticia

Vinicius Figueira é destaque no Prêmio Mérito Desportivo do Exército 2018

ver completa