Por Girliani Martins | Crédito: Elaine Ferreira

imagem da noticia

ICI promove super treino para homenagear os atletas veteranos campeões mundiais em 2018

Em um treino em honra aos heróis judoístas, o Instituto Camaradas Incansáveis (ICI), uma das principais instituições sociais do Estado de São Paulo, realizou na noite de ontem, 21 de novembro, uma justa homenagem aos atletas veteranos que se sagraram campeões no Mundial da categoria em 2018.

Cerca de 130 pessoas lotaram o dojô Vinícius Erchov. Em um clima de amizade e de muito respeito, a cerimônia recebeu judocas de expressão, como Mauricio Neder, que veio dos Estados Unidos, Nelson Onmura, Cezinha, Silvio Tardelli Uehara, Fabio Imamura, Carlos Hugo Gaitan, João  Guiosa, Jeferson Delgado, Alex Russo, Ana Lucia Coutinho Faria, Ana Paula Silva, Acácio Valdemar Lorenzoni Júnior, Alexandre Antônio Nogueira, César Oliveira Rocha, Fátima Delboni, Glauber Diniz Aragão, Leandro S. Borges, Maria Aparecida Maia, Mario Sabino Junior, Paulo Sergio Merin, Nilton Cesar da Silva Romero, Rogéria Cozendey da Silva, Vinicius Rodrigues, Wilson Caldeira, além de Bahjet e Cristian Cezário, que atuam como diretores da entidade ao lado do sensei Rodrigo Motta.

Image

O treinamento especial contou também com a participação dos alunos do ICI. Em 2018, a classe veterana conquistou um título inédito: o primeiro lugar geral no Mundial, em Cancún, no México.

Segundo o presidente do instituto, Rodrigo Motta, foi uma emoção muito grande ter recebido tantos atletas que elevam o nome do Judô no cenário nacional e internacional. “Agradeço a todos os convidados que estiveram presentes, em especial, os participantes do Mundial de Cancún, e aos nossos patrocinadores. Muito obrigado pela dedicação e amor à modalidade”, afirma.

Após o depoimento, Motta foi bastante aplaudido. Para o diretor do ICI, Cristian Cezário, a homenagem foi mais que merecida. “Fomos campeões com a maior quantidade de medalhas de ouro na história do evento. E agora não queremos ficar fora dos próximos campeonatos. Mesmo aqueles que estão ingressando agora, espero que ninguém se aposente no próximo ano”, disse.

Bahjet, outro diretor, fez questão de afirmar que o ICI estará sempre aberto à equipe. “O ICI estará sempre de portas abertas para vocês. É muito bom recebê-los”, pontua.

Image

O coordenador da federação de Judô, Alex Russo, explicou que o torneio ficou marcado como seu primeiro Mundial. “Foi uma experiência incrível. Os pontos principais foram treino e estratégia. Eu fiquei em 7º lugar e já estou com gostinho de voltar e ganhar uma medalha”, discorre.

Na oportunidade, Motta destacou que Alex Russo é um profissional muito empenhado, tanto que semanalmente realiza um treino semanal voltado aos veteranos.

Foi feita uma homenagem especial ao judoca Tadeu Tardelli Uehara, que devido a uma lesão, não pôde lutar. Na sequência, destacaram uma placa especial, dedicada a alguns atletas do ICI que disputaram o torneio histórico, como o professor Bahjet, Carlos Hugo Gaitan, Fabio Imamura, Silvio Uehara, Vinicius Berzolli e Cristian Cezário.

Image

Um grande judoca que não poderia deixar de ser citado foi Marco Aurélio Trinca, falecido neste ano, eque foi representado por sua esposa, Célia Trinca. Para registrar sua importância, Sensei Motta convidou Fabio Imamura para entregar um presente especial à família Trinca. 

Com muita simplicidade e amor, Célia emocionou a todos ao relembrar a trajetória do guerreiro. “Não sou boa com as palavras, eu prefiro escrever, mas estar aqui com vocês me faz sentir a presença do Marcos, por isso, eu fiz questão de vir aqui e dar um abraço em todos. Tenho certeza que ele sempre incentivou o guerreiro dentro de cada um,independentemente de qualquer problema. Quero que vocês lembrem dele sempre com esta garra, superação e amor. Levem o Judô para dentro de suas casas, que era o que ele fazia, por isso foi tão feliz”, detalha.

Image

Posteriormente, o atleta do ICI, Mario Carneiro recebeu a tão sonhada faixa preta.  Ao longo desses anos, algumas empresas foram essenciais para que o ICI contribuísse com a preparação dos veteranos, entre elas, Harpia, Flora, AAAGV, Instituto Vida e Enova Foods.

Ao final do treino, os atletas receberam kits com produtos da Enova Foods (contendo alimentos e sucos). Na ocasião, os interessados também puderam adquirir livros, vestuários e adesivos,cuja venda foi 100% revertida para a ONG.

Em 2019, o Instituto Camaradas Incansáveis, focado no Judô de alto rendimento, promete organizar grandes eventos para esta classe. A homenagem teve a cobertura da revista Master e do Boletim Osotogari.

 Veja mais fotos no Facebook da revista Master

Veja mais notícias!

imagem da noticia

Você sabe quais são os maiores atletas na história do Taekwondo brasileiro?

ver completa
imagem da noticia

Centro Pan-Americano de Judô recebe última Seletiva Olímpica do ciclo Tóquio 2020 a partir de amanhã

ver completa
imagem da noticia

10 motivos para você praticar Hapkido

ver completa
imagem da noticia

Conheça a história do Hapkido no Brasil

ver completa
imagem da noticia

Vinicius Figueira é destaque no Prêmio Mérito Desportivo do Exército 2018

ver completa