Por Girliani Martins | Crédito: Arquivo Pessoal

imagem da noticia

Campeão olímpico Rogério Sampaio completa 51 anos

Hoje, 12 de setembro, o judoca Rogério Sampaio comemora 51 anos, sendo a maioria deles dedicados ao “Caminho Suave”. Iniciou na modalidade aos quatro anos, em Santos, seguindo os passos do irmão, Ricardo. Ambos tinham aula com o sensei Paulo Duarte.

Entre 13 e 14 anos, o desejo de competir aumentou, ainda mais porque se espelhava em Ricardo, um dos melhores atletas do Brasil, sendo inclusive, campeão paulista, e anos mais tarde, em 1980, um dos representantes nos Jogos de Moscou, na Rússia.

Os treinos fortes repercutiram bem em sua carreira, trazendo vários triunfos. Na década de 80, Rogério conseguiu uma vaga na equipe adulta. Entretanto, devido aos problemas de gestão na Confederação Brasileira de Judô, presidida por Joaquim Mamede, ele e outros atletas se afastaram de competições internacionais, até que as reivindicações fossem acatadas, algo que só foi resolvido no início de 1992, ano das Olimpíadas de Barcelona.

No evento, entrou no hall esportivo brasileiro ao conquistar o ouro olímpico, a medalha mais cobiçada na vida de um atleta. Depois, subiu para a categoria leve, e conquistou o bronze no Campeonato Mundial, em 1993. Aposentou-se do circuito competitivo em 1998, se dedicando mais a sua academia, em Santos.

Rogério Sampaio trabalhou na Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), onde cuidou dos Jogos Regionais, e também foi responsável pela Delegacia Regional de Judô da cidade e pelo Centro Olímpico da Prefeitura de São Paulo.

Atuou ainda como secretário nacional de alto rendimento, ligado ao Ministério do Esporte. Em julho de 2016, assumiu o comando da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), pouco antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, conduzindo uma série de ações. Em 2018, foi nomeado o novo diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB). O santista continua ministrando aulas e sendo comentarista de Judô.

 

 

Veja mais notícias!

imagem da noticia

III Copa Filhos do Tigre mostra o crescimento das artes marciais chinesas no Brasil - Resultados 3

ver completa
imagem da noticia

III Copa Filhos do Tigre mostra o crescimento das artes marciais chinesas no Brasil - Resultados 2

ver completa
imagem da noticia

III Copa Filhos do Tigre mostra o crescimento das artes marciais chinesas no Brasil - Resultados 1

ver completa
imagem da noticia

III Copa Filhos do Tigre mostra o crescimento das artes marciais chinesas no Brasil - Parte 3

ver completa
imagem da noticia

III Copa Filhos do Tigre mostra o crescimento das artes marciais chinesas no Brasil - Parte 2

ver completa
imagem da noticia

III Copa Filhos do Tigre mostra o crescimento das artes marciais chinesas no Brasil - Parte 1

ver completa