Por Girliani Martins | Créditos: Alan Emerson

imagem da noticia

Mundiais de Hapkido e Taekwondo são um sucesso no Paraná

Durante três dias, de 07 a 09 de setembro, a cidade de Curitiba, capital do Paraná, recebeu o 27º Mundial de Taekwondo e 16º Mundial de Hapkido e Hwarang Kumdo (Espada Hyung - Poomse), competições realizadas anualmente pelas entidades presididas pelo grão-mestre Hong Soon Kang, um dos maiores expoentes da modalidade no Estado.

Image

As competições aconteceram em três áreas do Ginásio Oswaldo Cruz e receberam mais de 400 atletas de todo o Brasil, além de outros países, com o apoio da Uninter – Centro Universitário, Governo do Paraná, Prefeitura Municipal de Curitiba e Associação Brasileira dos Coreanos do Estado do Paraná.

A mesa de honra foi composta pelo representante da área de saúde do Paraná, Mauro Soiama, pelo cônsul do Sri Lanka na Bahia, reitor e diretor da UniBahia e Faculdade Einstein, José Augusto Maciel Torres, pelo fundador do grupo Uninter, Wilson Picler, pelo secretário de esportes de Curitiba, Emílio Antonio Trautwein, por campeões paranaenses, pelo presidente da ACP, Gláucio Geara, pelo diretor da Bueno Editora, Fábio Bueno, entre outros.

Em virtude de compromissos pessoais, alguns presidentes de honra não puderam comparecer, como o juiz Sergio Moro, a governadora do Paraná, Cida Borghetti, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e a comandante da Polícia Militar do Paraná, Audilene Rocha.

O grão-mestre Kang agradeceu a presença de todas as equipes e o apoio de professores e mestres, e destacou que as artes marciais são instrumento de saúde e bem-estar. “Fico muito feliz em chegar ao 27º Mundial de Taekwondo e ao 16º Mundial de Hapkido com o incentivo de tantas pessoas que impulsionam o esporte e as artes marciais no país. Esta área não possibilita somente vitórias, mas o completo desenvolvimento humano. Muito obrigado por confiarem em meu trabalho e pela participação”, enaltece.

Image

O Mundial de Taekwondo contou com lutas nas categorias adulto masculino, adulto feminino, juvenil, infantil e master (acima de 30 anos), já o Campeonato de Hapkido foi abrilhantado por faixas pretas e coloridas, adulto e master, além de apresentações de Hyung (poomse), defesa pessoal, quebramento e rolamento.

Durante o evento, membros da Igreja Batista de Curitiba fizeram uma apresentação, muito aplaudida pelo público. Na ocasião, o diretor da Bueno Editora, Fábio Amador, foi agraciado com o certificado de honra (Assembleia Legislativa do Estado do Paraná), pela contribuição e dedicação ao desenvolvimento do Hapkido e Taekwondo em território nacional.

Image

Entre as equipes vencedoras, estavam a Eagles, que conquistou o bicampeonato mundial, além de representantes de Caraguatatuba/SP, que somaram 150 pontos, e de vários municípios brasileiros. Os Mundiais promoveram também congresso, seminário de Taekwondo, Hapkido e Hwarang, Campeonato de Poomse, demonstrações, quebramentos, defesas, entrega de medalhas, prêmios e troféus.

Image

Um dos principais apoiadores, a Uninter, é muito consolidada no setor educacional, com 20 anos de história e mais de 600 polos de apoio presencial em todo o Brasil.

Para novembro deste ano, está programada mais uma edição da Copa Embaixador da Coreia. Os atletas têm aproximadamente dois meses para se prepararem. Dúvidas e informações: mestrekangtkd@yahoo.com.br

Veja mais fotos no Facebook da revista Master:

Veja mais notícias!

imagem da noticia

III Copa Filhos do Tigre mostra o crescimento das artes marciais chinesas no Brasil - Resultados 2

ver completa
imagem da noticia

III Copa Filhos do Tigre mostra o crescimento das artes marciais chinesas no Brasil - Resultados

ver completa
imagem da noticia

III Copa Filhos do Tigre mostra o crescimento das artes marciais chinesas no Brasil - Parte 3

ver completa
imagem da noticia

III Copa Filhos do Tigre mostra o crescimento das artes marciais chinesas no Brasil - Parte 2

ver completa
imagem da noticia

III Copa Filhos do Tigre mostra o crescimento das artes marciais chinesas no Brasil - Parte 1

ver completa
imagem da noticia

Vinicius Figueira se sagra vice-campeão mundial de Karate

ver completa