COB consolida Brasil no calendário internacional de eventos de gestão do esporte

Fórum Sul-americano do Esporte, Assembleia Geral da ODESUR e Reunião do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade movimentam o Rio de Janeiro de 21 a 23 de março.

22/03/2024

Por  Comitê Olímpico do Brasil | Crédito da foto: COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) organiza, a partir de quinta-feira, dia 21, três eventos internacionais simultâneos. Até sábado, 23, no Rio de Janeiro, acontecem o Fórum Sul-americano do Esporte, a Assembleia Geral da Organização Desportiva Sul-americana (Odesur) e a Reunião do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade dos Comitês da América Latina, que contará com a presença de representante do Comitê Olímpico Internacional (COI).  

As iniciativas consolidam o Brasil como um grande polo de encontros e debates do Movimento Olímpico mundial. Em 2023, o COB organizou o Seminário de Desenvolvimento Esportivo da PANAM Sports e a COB Expo, que já tem data marcada para acontecer novamente, em setembro de 2024. Também já aconteceram duas bem-sucedidas edições do Congresso Olímpico, em 2022 e 2019. 

“A troca de experiências geralmente resulta em excelência, que é um dos pilares do Movimento Olímpico e objeto de busca incessante do Comitê Olímpico do Brasil. Hoje e amanhã falaremos de sustentabilidade, equidade, mulher no esporte e esporte seguro. O COB abrirá as portas de seu Centro de Treinamento para todos os participantes. O esporte olímpico do continente está em casa, e para nós brasileiros receber nossos vizinhos é motivo de orgulho e enorme alegria”, afirmou Paulo Wanderley, presidente do COB e vice-presidente da Odesur.

De quinta a sexta, o Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil e um hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, receberão as maiores autoridades do esporte da América do Sul para o Fórum Sul-americano do Esporte, entre eles o Presidente da Odesur, Camilo Perez Lopez Moreira. No sábado, será realizada a Assembleia da Odesur.

No Fórum, o COB apresentará algumas de suas ações de mais sucesso como o modelo de distribuição dos recursos da Lei das Loterias, detalhando os critérios de distribuição com indicadores esportivos e de gestão; modelo de desenvolvimento esportivo; programa de transição de carreira para atletas; plano de ação da área Mulher no Esporte, baseada em estudos científicos focados nas treinadoras; estratégias de comunicação para monetização de redes e produção de conteúdo em parceria com influencers; Laboratório Olímpico e sua equipe multidisciplinar; e estratégias de comunicação e marketing em eventos para busca de mais recursos.

Haverá ainda outros painéis de debates em torno do tema da Sustentabilidade, conduzido por Fabrizio D’Angelo, gerente de Sustentabilidade de Comitê Olímpico Internacional (COI); Comissão de Atletas; Esporte Seguro; Tecnologia do Esporte; e Marketing Digital, Panam Sports Channel e Team Panam Sports, com os líderes da Comunicação da Panam Sports (Organização Desportiva Pan-americana) Alejandro Goycolea e Michael Muller.