Dia do Karate Goju Ryu reúne personalidades da modalidade na Câmara Municipal de São Paulo

Da Redação | Créditos: Elaine Ferreira

O Karate Goju Ryu é muito significativo para São Paulo, tanto que desde 1997 foi instituído o Projeto de Lei 12.486, que celebra oficialmente o dia do estilo na Cidade.

Na noite de ontem (17), grandes mestres, parlamentares, autoridades, empresários e colaboradores estiveram na Câmara Municipal de São Paulo para uma solenidade especial.

Câmara Municipal de São Paulo ficou lotada com a sessão solene em homenagem ao Dia do Karate Goju Ryu.

A ação deste ano é uma iniciativa do vereador Caio Miranda, União Brasileira de Karate Goju Ryu (UBKG), Rotary Club Paulistano e da Federação Paulista (FPK). 

O Dia Municipal do Goju Ryu foi escolhido em 29 de janeiro, em homenagem ao nascimento do sensei Ryuzo Watanabe.

A cerimônia contou com a presença do secretário de esportes, Mauricio Bezerra Landim, Deputado Estadual, Capitão Castello Branco, presidente do Rotary Club Paulistano, Roque Cortes Pereira, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, João Bico de Souza, presidente da União Brasileira de Karate-Do Goju Ryu (UBKG), Sergio Antonio Novais Nascimento, do presidente do projeto Kaizen Judô para Todos, Júlio Costa, entre outros.

Personalidades

Logo na abertura, o Hino Nacional Brasileiro foi executado pela banda da Guarda Civil Metropolitana. Em seguida, foram lidas mensagens de sucesso do Governador de São Paulo, João Dória, do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, presidente da ALESP, Cauã Macris, do vice-Almirante, Claudio Henrique de Melo de Almeida, etc, que não puderam comparecer.

Mestre Yasunori Yonamine foi um dos homenageados.

O vice-presidente da Federação Paulista de Karate (FPK), Ivon da Rocha Dede, abriu os discursos e parabenizou aos organizadores pela iniciativa.

Em seguida, o secretário municipal de esportes, Mauricio Bezerra Landim, ressaltou que uma sessão solene como essa é muito importante para reforçar os princípios marciais. “Esse evento é memorável, principalmente porque reitera valores como disciplina e honra”, fala.

Sergio Antonio Novais Nascimento (presidente da UBKG), Geraldo de Paula (FPK) e Caio Miranda (vereador).

O presidente da UBKG, Sergio Antonio Novais Nascimento, aproveitou o momento para fazer uma retrospectiva da modalidade no Brasil.

Já o Deputado Estadual, Capitão Oscar Castello Branco, fez questão de falar sobre o legado dos professores. “Como costumava dizer o educador Henrique José de Souza: a esperança da colheita reside na semente. Inegavelmente, o Karate tem um papel essencial na formação da nacionalidade e da cidadania, com disciplina, hierarquia, método, dedicação, entre outros princípios”, explica.

O Deputado Estadual Oscar Castello Branco ao lado de Sergio Takamatsu.

O sensei e presidente do Rotary Club Paulistano, Roque Cortes Pereira, agradeceu aos apoiadores e reforçou que um carateca jamais desiste, suportando todas as pressões. “Quero agradecer ao vereador Caio Miranda, em especial, ao gabinete dele, ao presidente da UBKG, a todos os mestres e professores, ao presidente da FPK, à diretoria, aos integrantes, ao Deputado Castello Branco e a muitos outros presentes”, disse.

O coordenador do Para Karate da FPK, Oscar Garcia Braga Neto, conhece muito bem os percalços dos atletas, e por conta disso, discorreu sobre sua visão social, educação marcial e exemplo de determinação.

Homenagens

Durante a cerimônia, professores foram surpreendidos com homenagens, assim como houve a entrega de Comendas (Ordem Marcial e Mérito Marcial) a personalidades ilustres, incluindo a família Yonamine: mestre Yasunori Yonamine, Cintia Yumi Yonamine Vaz, Yuka Yonamine Saito, Nicole Mota e Simone Yonamine, membros da FPK: Geraldo de Paula, Sergio Takamatsu, Sergio Reinaldo Longo, Carlos Magno, Carlos Tsutiya, Oscar Garcia Braga Neto, Almir Machado, entre outros, aos apoiadores Fábio Bueno (Bueno Editora), David Caparelli (líder do Priorado Templário), Sergio Valencia (sensei da Jyureikan), Waine Dias (Templários), Roberto Thomaz (MMA) e aos judocas Marcos Benador, Alex Russo, Soraia Cesar, Akamine, Marcos Roberto Pinto, etc.

Capitão Castello Branco (Deputado Estadual), Sergio Reinaldo Longo (Para Karate), Mauricio Bezerra Landim (secretário de esportes), Ivon da Rocha Dede (vice-presidente da FPK) e Caio Miranda (vereador).

Os apoiadores da sessão solene em homenagem ao Dia Municipal do Karate Goju Ryu foram o Departamento de Para Karate, Camisas Bushido, Bartolo Store, Revista Master, Canal STTV e muitos outros.

Veja mais fotos no Facebook da Revista Master.

Fechar Menu