Massaru Yanaguimori comemora 98 anos no 10º Torneio Aberto de Judô em Osasco

Da Redação / Crédito: Alan Emerson – Revista Master

 

Um dos ensinamentos do Judô é manter a mente e o corpo sãos por longos anos, e quem vê o kodansha Massaru Yanaguimori em atividade, tem a convicção que isto é possível. Considerado o sensei mais longevo do Brasil, ele comemorou 98 anos, sendo 50 em seu último dojo, no domingo, 09 de junho, durante o 10º Torneio Aberto, realizado no Ginásio Municipal de Osasco, na Grande São Paulo.

O evento foi disputado por cerca de 600 atletas de diversas faixas etárias, incluindo crianças e veteranos, e contou com a presença de familiares, amigos, autoridades esportivas e alunos. Após a abertura e a realização dos ritos iniciais, aconteceram diversas homenagens. Os diretores da Bueno Editora, Fábio Bueno e Elaine Ferreira, entregaram exemplares da revista Master aos convidados e o livro Grandes Mestres das Artes Marciais – 10ª edição a Massaru.

Image

Logo no início, houve uma apresentação impecável dos senseis Massanori Yanaguimori e Jiro Aoyama (Delegado Regional 7ª Delegacia). Entre os convidados, estavam o presidente de honra da Federação Paulista, Chico do Judô, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, o presidente do Instituto Kodokan do Brasil, Takanori Sekine, o líder do Esporte Clube Osasco Yanaguimori, Ziro Yanaguimori, o herdeiro de Massaru e atual diretor da academia Judô Yanaguimori, Massanori, entre outros.

Para Chico do Judô, sensei Massaru Yanaguimori é referência para praticantes de todo o Brasil. “A história dele é inspiradora, pois já atuou em várias regiões e possui uma longevidade admirável, fruto da dedicação ao Judô, e é claro, de hábitos saudáveis. É extremamente gratificante compartilhar este momento com ele”, explica.

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, fez questão de prestigiar o campeonato, já que também teve o privilégio de ser um dos alunos de Massaru. “O sensei é um exemplo de atleta e ser humano. A família Yanaguimori formou inúmeros jovens em Osasco, e eu fui um deles. Os conceitos que aprendemos nos tatames, podemos levar para a vida inteira. Fiquei muito feliz com este convite”, agradece.

Image

Um dos filhos do homenageado e atual diretor da academia Judô Yanaguimori, Massanori, explicou que antes de viver e construir um legado em Osasco, o patriarca ministrou aulas no interior de São Paulo, em municípios como Lucélia e Tupã. “Meu pai atuou em muitos lugares, mas foi em Osasco que ergueu um forte e consolidado dojo. São 98 anos de vida e 50 de academia. É uma honra ter a oportunidade de continuar o seu trabalho”, disse.

O neto de Massaru, Daniel Hideki Kan, concorda, e também afirmou que é uma responsabilidade enorme fazer parte desta família. “O Judô está em nosso sangue. Comecei aos cinco anos e hoje tenho 35 anos de prática. Acima de tudo, sou muito grato de ser neto dele e vejo isso como uma missão. Meu avô sempre me ensinou que o mais importante não é sermos campeões, mas bons cidadãos. Este é o grande ensinamento que norteará as futuras gerações”, avalia.

Image

O campeão mundial e aluno mais antigo do grande mestre, João Velloza, considera o clã Yanaguimori como a sua segunda família. “Estou há 47 anos no Judô e dei meus primeiros passos com o sensei, sendo assim, me sinto parte da família. A academia é uma das mais tradicionais da cidade e formou mais de 100 faixas pretas. Esta homenagem é mais do que justa”, comenta.

O líder do Esporte Clube Osasco Yanaguimori, Ziro Yanagimori, parabenizou-lhe por sua trajetória. “Hoje, pertenço à classe veterana e não posso deixar de agradecê-lo pela influência em minha vida e na carreira de tantos senseis. Se chegamos até aqui foi em razão de sua perseverança e amor ao Judô”, disse.

Image

Segundo o presidente do Instituto Kodokan do Brasil, Takanori Sekine, apesar de a idade avançada, sensei Massaru continua divulgando o nome do Judô no Estado de São Paulo com bastante afinco. “É um grande representante do Caminho Suave e do Instituto Kodokan do Brasil, pois mantém valores e princípios filosóficos. Parabéns por esta grande história”, ressalta.

O 10º Torneio Aberto Massaru Yanaguimori recebeu o apoio da Confederação Brasileira (CBJ), Federação Paulista (F.P.Judô), Prefeitura de Osasco, entre outros parceiros.

Veja mais fotos no Facebook da revista Master.

Resultados por associações

Image

Fechar Menu