Luiz Onmura completa mais um ano de vida hoje

Da Redação | Crédito: Revista Master

Hoje, 29 de junho, é um dia muito especial, pois é o aniversário do sensei Luiz Onmura, o primeiro atleta nascido no Brasil a conquistar uma medalha para o Judô Brasileiro.

Onmura nasceu em São Paulo e sua caminhada no “Caminho Suave” teve a influência do pai, que o levou para treinar na academia do sensei Massao, na Vila Sônia, em São Paulo. Em apenas um mês de treino, participou de torneios e eventos internos.

Além de ter sido supervisionado por sensei Massao, treinou no Tênis Clube de São José dos Campos e no Flamengo, local onde encerrou a carreira.

Nos tempos áureos em que defendeu a seleção brasileira, sagrou-se campeão da Copa Canadá, campeão pan-americano em Isla de Margarita, na Venezuela (1980), campeão pan-americano em Buenos Aires, na Argentina, campeão sul-americano em Montevidéu, no Uruguai (1979), campeão sul-americano em Caracas, Venezuela (1983), e campeão nikei pan-americano, no México (1985).Ainda teve três medalhas de pratas em Pan-Americanos, nas edições de San Juan (1979), Caracas (1983) e Indianópolis. Todavia, seu maior triunfo é o bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984), na categoria leve (até 71 kg), colocando fim a um jejum brasileiro de 12 anos sem pódio.

Luiz Onmura tinha 24 anos quando se tornou o primeiro atleta nascido no Brasil a conquistar uma medalha para o Judô nacional. Antes dele, Chiaki Ishii havia faturado o bronze, nos Jogos de Munique, em 1972, mas era naturalizado brasileiro. Nas Olimpíadas de Los Angeles, a seleção brasileira, comandada por Massao Shinohara, também garantiu uma medalha de prata com Douglas Vieira, e mais um bronze, desta vez com Walter Carmona. No currículo do brasileiro, constam também mais duas participações olímpicas:  em  Moscou (1980) e Seul (1988). Ficou em terceiro lugar na Copa Matusmae, em Viena (1984), na Copa Shoriki, no Japão (1983), e no US Open em Colorado Springs, nos EUA (1985).

Após encerrar a carreira competitiva, prestou concurso na Polícia Civil do estado de São Paulo, onde foi instrutor de tiro. Hoje, continua trabalhando nessa instituição, formando novos policiais com aulas de condicionamento físico, defesa pessoal e tiro, além de ensinar Judô e Aikido.

Parabéns e muitas felicidades!

Fechar Menu