Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito: CBJ

 

A temporada 2016 começa oficialmente para os brasileiros nesse final de semana, com a disputa do Grand Prix de Havana, primeira competição do ano para a seleção.

Depois de 10 dias concentrados em Pindamonhangaba em treinamento de campo internacional com judocas da Rússia, Azerbaijão, Colômbia, Líbano e Austrália, parte da equipe embarca nessa terça-feira, 19, para Cuba em busca das primeiras medalhas do ano olímpico e de preciosos pontos no ranking mundial, o que torna a competição ainda mais especial.
 
"A gente está na reta final pela vaga olímpica. E, por Havana ser a primeira competição do ano, gera aquela expectativa", comenta a meio-médio Mariana Silva, que aproveitou o período de preparação também para estudar suas principais adversárias. "O Judô cubano é tradição e tem várias medalhas olímpicas. A Maricet Espinosa é a titular na minha categoria, uma atleta muito forte, com quem já treinei algumas vezes. Mas, eu estou preparada e bastante confiante", completa. 

O meio-leve Charles Chibana, que não compete desde outubro, está ansioso. Para ele, Havana será uma ótima oportunidade para retomar o ritmo de competição. "Com certeza um bom resultado na primeira competição do ano faz diferença. Porém, estou mais preocupado em poder competir bem, colocando em prática o que venho treinando para poder chegar bem nas Olimpíadas", avalia.

Além dele, a equipe masculina contará também com Felipe Kitadai (60kg), Eric Takabatake (60kg), Alex Pombo (73kg), Leandro Guilheiro (81kg), Tiago Camilo (90kg) e Rafael Silva (+100kg), enquanto o feminino será formado por Sarah Menezes (48kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg). Os técnicos são Luiz Shinohara e Mario Tsutsui.

As disputas começam na sexta-feira, 22, a partir das 13h (horário de Brasília), com finais a partir das 20h (horário de Brasília). A programação será a mesma para sábado e domingo. No primeiro dia, lutam os judocas das categorias 48kg, 52kg, 57kg, 60kg e 66kg. No sábado, será a vez dos judocas das classes 63kg, 70kg, 73kg e 81kg, e no domingo, disputam os representantes das modalidades 78kg, +78kg, 90kg, 100kg e +100kg.

 

Fechar Menu