Federação Amapaense promove evento de lançamento do 1º Campeonato Amapaense Funcional de Judô

Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito: CBJ

A Federação Amapaense promoveu na última terça-feira (25), por meio de seu canal oficial no YouTube, o evento de lançamento do 1º Campeonato Amapaense Funcional de Judô. A competição virtual atuará como uma etapa classificatória para o Nacional de Judô Funcional, organizado pela CBJ, e irá contemplar as classes sub-13, sub-15, sub-21, sub-21, sênior e veteranos.

“Eu gostaria de pedir a todos os atletas, todos os clubes do estado, que participem desse evento. É a primeira vez no estado, então eu acredito que vá fazer história, por ser o primeiro que vamos participar. Tenho certeza que será um grande evento”, declarou o presidente da FAJ, Adriano Lins.

O campeonato será disputado durante os dias 07 a 12 de setembro e as inscrições podem ser realizadas pela plataforma Zempo, até o próximo dia 3, por um custo de R$20,00 por atleta participante.

Durante a disputa, os judocas terão que realizar uma série de exercícios físicos combinados com técnicas próprias da prática do Judô, em um formato semelhante ao utilizado no Open de Judô Funcional, realizado em maio desse ano pela Coordenação Nacional de Veteranos.

“Nosso objetivo sempre foi tirar as pessoas da ociosidade e botá-las para treinar. É difícil treinar em casa, sem poder sair, sem ter alguma motivação. E a motivação é a adrenalina, representar um estado, representar uma academia, o Brasil. E, hoje, nós tivemos essa grata surpresa, que vai ser um marco no Judô do Amapá”, ressaltou o coordenador de Veteranos da CBJ e convidado do evento de lançamento da FAJ, Cristian Cezário.

Nacional de Judô Funcional

Realizando sua primeira competição totalmente virtual, a Confederação Brasileira de Judô busca mobilizar a comunidade do Caminho Suave na primeira edição do Nacional de Judô Funcional. Unindo os atletas de todo o Brasil por meio das plataformas digitais, o evento irá celebrar o Dia Mundial do Judô, comemorado em 28 de outubro, como parte da campanha Stronger Together (Juntos Somos Mais Fortes) da Federação Internacional de Judô.

O evento irá contemplar as classes Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21, Sênior e Veteranos, divididos entre equipes, nas categorias Leve e Pesado.  Cada participante deverá executar uma série de exercícios e golpes práticos de Judô dentro de um período de tempo pré-estabelecido, consagrando-se vencedor da disputa aquele que realizar o maior número de execuções corretas. As inscrições para o Nacional de Judô Funcional estão abertas e deverão ser realizadas pelo Zempo até as 16h (horário de Brasília) do dia 19 de outubro.