Coronavírus: Vários estados brasileiros anunciam liberação gradual de atividades

Da Redação | Crédito: Divulgação

Em meio à pandemia de coronavírus, aos poucos, o Brasil dá indícios de evolução. Dos 26 estados, além do Distrito Federal, 10 deles anunciaram liberação gradual de atividades: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.

No cenário atual, o país contabiliza mais 2 milhões de casos e quase 100 mil mortes, no entanto, autoridades estaduais e municipais mantêm protocolos de segurança para conter o crescimento de infectados.

É importante ressaltar que embora alguns estados tenham flexibilizado o retorno de certas atividades, várias cidades continuam com medidas rígidas de restrição comercial e social.

No Estado de São Paulo, o governo estendeu a quarentena em todos os 645 municípios até 10 de agosto e permitiu a aplicação da medida por região, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Plano São Paulo. O novo decreto mantém as ações (definidas pelo decreto nº 64.881) para atividades comerciais e prestação de serviços essenciais, com o objetivo de evitar a proliferação da doença.

Nesse momento, várias cidades paulistas reabriram academias, clubes de artes marciais, salões de cabeleireiros, restaurantes, bares, etc, mas com horário reduzido e normas de higienização e segurança, incluindo disponibilização de álcool em gel (70%), distância de 1,5 m, entre outras ações.

A retomada gradativa exemplifica que o país tem se esforçado para devolver aos brasileiros um país seguro e que prioriza vidas. O retorno para valer só deve acontecer com a redução de casos e com a devida segurança.

A Revista Master segue na torcida!