CBJ e Federação Francesa de Judô estreitam laços esportivos e institucionais de olho em Paris 2024

Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito: CBJ

As escolas de Judô de Brasil e França têm uma relação de parceria de longa data. E a semana do Grand Slam de Paris serviu para estreitar, ainda mais, os laços esportivos e institucionais entre a Confederação Brasileira de Judô e a Federação Francesa de Judô.

Depois de acompanhar a seleção nas disputas do Grand Slam, o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, e o gestor de alto rendimento, Ney Wilson Pereira, aproveitaram a oportunidade em Paris para conhecer a casa do Judô francês, onde foram, cordialmente, recebidos pelo presidente da FFJ e secretário-geral da FIJ, Jean-Luc Rougé, nesta terca-feira.

“A França é uma referência para nós, com um Judô muito similar ao japonês. Os franceses sempre foram um espelho e referência”, elogiou o presidente da CBJ. 

O intercâmbio técnico é uma marca dessa relação entre Brasil e França nos tatames. No mesmo dia do encontro entre Rougé e Borges, desembarcou no Brasil uma delegação de técnicos franceses, que passarão a semana no Rio de Janeiro treinando com especialistas brasileiros em ne-waza (luta no chão), como Moacir Mendes Jr, Marco Barbosa e o medalhista olímpico e mundial, Leandro Guilheiro.

Enquanto isso, a seleção brasileira treina, em Paris, no Instituto de Judô da França, com judocas que lutaram o Grand Slam. 

“Um dos técnicos franceses que participará dos treinamentos no Rio se deslocará depois para o Amapá, onde vai ministrar uma palestra aos judocas locais. Também há anos a França participa de nossos treinamentos de campo internacionais no Brasil e nossos atletas, igualmente, vêm à Paris todos os anos em busca de crescimento técnico nas competições e treinamentos de campo com os franceses”, complementou Silvio a respeito da boa relação com os franceses.

A seleção brasileira continuará em Paris nesta semana e, em seguida, a equipe masculina vai para a Áustria, enquanto a feminina vai para a Eslováquia disputar os Abertos Europeus deste final de semana. 

Fechar Menu