Budô é tema de projeto da Japan House São Paulo
Male karate instructor training little children in dojo

Por Japan House | Crédito: Divulgação

 A Japan House São Paulo inova em suas redes sociais com o projeto #JHSPONLINE, repleto de conteúdo e atividades que tem como objetivo trazer informações sobre o Japão contemporâneo.

Entre os destaques da programação está o quadro “Conversas com o Educativo”, realizado toda terça-feira, às 16h, e que promove uma troca de conhecimentos e diálogo sobre diversos temas e assuntos relacionados à arte e à cultura nipônica, proporcionando a todos os participantes uma experiência junto aos integrantes da equipe do educativo do centro cultural, respeitando o distanciamento social.

Male karate instructor training little children in dojo

Para o mês de agosto, o educativo preparou temas que abordam arquitetura e técnicas artesanais, curiosidades sobre a cultura de uma família japonesa, recursos tecnológicos e, por fim, filosofia e a prática das artes marciais japonesas com foco no Budô.

A participação nos eventos é gratuita, não sendo necessário ter visitado a Japan House São Paulo, pois o objetivo é integrar pessoas de diferentes localidades através dessas conversas.

Na primeira terça-feira de agosto (04/08), o educativo trouxe o tema ‘’Kengo Kuma: O espaço, a luz e a transparência’’, sobre o arquiteto Kengo Kuma, um dos mais expressivos arquitetos japoneses da atualidade, responsável pelo projeto arquitetônico da Japan House São Paulo, do Estádio Olímpico de 2020, e diversos outros projetos. Nesse quadro, serão explorados alguns de seus trabalhos, que combinam técnicas artesanais com materiais modernos, sem perder a tradição oriental. O diálogo terá foco na criação de espaços diáfanos e contemporâneos, que dialogam com seu entorno, com a cultura japonesa, técnicas artesanais e o respeito pelos materiais.

Já no dia 11/08, a conversa acontece em torno do tema ‘’Família Japonesa’’, onde o Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe irá aproximar os participantes sobre detalhes da cultura e curiosidades da família japonesa e suas transformações ao longo dos anos. Aqui, serão exploradas conversas em torno de assuntos como a noção de família japonesa, o que é uma família okinawana e a importância do conceito de Obon no cotidiano japonês.

Abrindo a segunda quinzena do mês, no dia 18/08 acontece um encontro sob tema ‘’Kohei Nawa: Tecnologia e Tradição’’, que aborda os trabalhos do artista Kohei Nawa, que esteve em cartaz na Japan House São Paulo em 2017, com a exposição ‘’Espuma’’. Neste dia, será discutida a relação entre interdisciplinaridade, o aspecto colaborativo e o diálogo entre recursos tecnológicos e a tradição japonesa.

Budô

O mês se encerra com a temática “Budō: A virtude de caminho”, no dia 25/08, que falará sobre a ideia de “caminho” relacionado à filosofia e à prática das artes marciais japonesas a partir das concepções da exposição ‘’DŌ: A Caminho da Virtude’’, que esteve em cartaz no centro cultural em 2018.

O ‘’Budô’’, que tem origem na tradição antiga do Bushidô (‘o caminho do guerreiro’) será discutido na conversa em que também serão abordadas algumas práticas que, em seus preceitos técnicos e de aprimoramento físico, possuem fortes raízes filosóficas e morais.

Para participar das conversas, basta acessar o link disponibilizado para cada atividade (abaixo). Há também a possibilidade de agendamento de conversas exclusivas, em dias e horários diferentes, para escolas, universidades, empresas e outras instituições, mediante disponibilidade. Neste caso, os interessados devem enviar um e-mail para educativo@jhsp.com.br com o nome da instituição/responsável pelo grupo, dia e horário de interesse e quantidade de pessoas. 

Programação – Conversa com o Educativo 

Família Japonesa

Data: 11/08

Horário: 16h

Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline

Kohei Nawa: Tecnologia e Tradição

Data: 18/08

Horário: 16h

Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline

Budō: A virtude de caminho

Data: 25/08

Horário: 16h

Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline