Após treinos em Portugal e na França, seleção brasileira de Judô chega à Paris para disputa do Grand Slam

Por Confederação Brasileira de Judô | Crédito: Rafal Burza / CBJ

Após três dias de treinos técnicos, físicos e táticos em Odivelas (POR) e em Sainte Geneviève-de-bois (FRA), a seleção brasileira de Judô finalizou a preparação para o Grand Slam de Paris e desembarcou na quinta, na capital francesa, para disputar uma das etapas mais fortes e tradicionais do Circuito Mundial IJF. Outra parte da delegação saiu do Brasil para França, como os pesados Rafael Silva, David Moura e Maria Suelen Altheman, assim como Leandro Guilheiro, Jéssica Pereira e Mariana Silva. 

A meio-pesado Mayra Aguiar se junta à equipe no domingo, mas participará apenas do treinamento de campo de Paris em preparação para o Grand Slam de Dusseldorf. 

Willian Lima (66 kg), bronze no Grand Slam de Brasília 2019, estreia em solo francês no sábado.

Nesta sexta-feira (07), será realizada a pesagem oficial dos atletas que lutam no primeiro dia e o sorteio das chaves da competição. O Grand Slam de Paris contempla até 1000 pontos (campeão) no Ranking Mundial da FIJ, e podem ajudar os judocas na corrida por uma vaga olímpica para os Jogos em Tóquio.

Preparação intensa para a estreia na França

Campeão mundial júnior e bronze no Grand Slam de Brasília em 2019, Willian Lima (66 kg) será um dos estreantes na competição mais tradicional do Judô. Além dele, mais quatro atletas irão debutar no torneio francês: Samara Oliveira (63 kg), Allan Kuwabara (60 kg), Michael Marcelino (73 kg) e Guilherme Schimidt (81 kg). Ativo desde a pré-temporada, passando pelo Grand Prix de Tel Aviv e o Aberto de Sófia, Willian acredita que as experiências adquiridas durante o início da temporada podem ajudar no Grand Slam de Paris.

“Fiz uma preparação focada no meu psicológico, técnico e, principalmente, na parte física, e acredito que os últimos ajustes foram importantes para criar uma estratégia em cima das minhas dificuldades. Foram muitos treinos, consegui praticar bastante com judocas que tinham estilos parecidos com os atletas que me superaram em Tel Aviv e na Bulgária. Então, acredito que chego mais confiante e até mais forte que o início do ano”, avalia o judoca.

As medalhas conquistadas na última temporada também ajudam a motivar o atleta do Esporte Clube Pinheiros. Competir em alto nível contra os melhores do mundo e seguir evoluindo na categoria são as metas que ele quer alcançar na França.

“Ter alcançado pódios em competições muito importantes me dá muita confiança e me faz acreditar que posso trazer um bom resultado de Paris. Estar aqui só me faz acreditar que estou no caminho certo. Era um sonho disputar este Grand Slam e chego preparado para fazer uma boa competição e, quem sabe, levar uma medalha para o Brasil”, conclui Willian, que entra no tatame no primeiro dia do torneio, no sábado (08), de olho em alguns adversários.

“Gostaria de enfrentar o Manuel Lombardo (ITA) mais uma vez. Ele vem crescendo na categoria e fiz uma boa luta com ele em Brasília. O Baruch Shmailov (ISR) também é outro atleta que gostaria de rever no tatame. Fizemos uma luta que foi para o golden score na Austrália, senti que poderia vencer, mas acabei sendo superado, talvez por um pouco de insegurança. Seria ótimo lutar contra ele de novo”, projeta.

O Grand Slam de Paris acontece nos dias 08 e 09 de fevereiro. Os combates podem ser assistidos ao vivo e gratuitamente no site da Federação Internacional de Judô (live.ijf.org).

Confira abaixo a lista dos atletas que estarão no Grand Slam de Paris 2020:

MASCULINO

Phelipe Pelim (60 kg/EC Pinheiros/FPJudo)

Allan Kuwabara (60 kg/Clube Paineiras do Morumby/FPJudô)

Willian Lima (66 kg/EC Pinheiros/ FPJudô)

Marcelo Contini (73 kg/EC Pinheiros/ FPJudô)

Michael Marcelino (73 kg/SESI-SP/ FPJudô)

Guilherme Schimidt (81 kg/Minas Tênis Clube/FMJ)

Leandro Guilheiro (81 kg/EC Pinheiros/ FPJudô)

David Moura (+100 kg/Instituto Reação/FJERJ)

Rafael Silva (+100 kg/EC Pinheiros/ FPJudô)

FEMININO

Sarah Menezes (52 kg/CR Flamengo/FJERJ)

Larissa Pimenta (52 kg/EC Pinheiros/ FPJudô)

Jessica Pereira (57 kg/Instituto Reação/FJERJ)

Samara Oliveira (63 kg/EC Pinheiros/ FPJudô)

Mariana Silva (63 kg/Minas Tênis Clube/FMJ)

Beatriz Souza (+78 kg/EC Pinheiros/ FPJudô)

Maria Suelen Altheman (+78 kg/EC Pinheiros/ FPJudô)

Fechar Menu