Aplicativo Judô Games é lançado para dispositivos móveis

Da Redação | Crédito: Divulgação

Já imaginou aprender conceitos técnicos e práticos de Judô enquanto joga? Esta é a proposta do aplicativo para dispositivos móveis Judô Game, desenvolvido pelo discente Daniel Amaral, do curso de licenciatura em Computação do IFRJ Pinheiral, orientado pelo docente do mesmo curso, Roberto Silveira, e dos professores de Educação Física, Gabriela Souza, do IFRJ Pinheiral, e Israel Souza, do IFRJ Paracambi, através do programa PIBIC 2019-2010, e recentemente aprovado no edital integrado PIBIC 2020-2021 para sua continuidade.

Para baixá-lo, clique aqui.

Como funciona o game

É um jogo de perguntas e respostas para auxiliar na aprendizagem dos conteúdos do Judô, tanto em questões teóricas, quanto práticas.

Este jogo tem como objetivo estudar sobre a modalidades em cinco categorias temáticas:

• História
• Fundamentos
• Técnicas
• Vocabulário
• Arbitragem.

Porém, também há uma categoria chamada de Desafio.

Na categoria Desafio, mistura as questões teóricas e práticas e você deve executar as tarefas solicitadas e responder se conseguiu concluir com êxito.

Depois de fazer seu cadastro, você deve sortear a categoria entre as 6 e, em seguida, responder a questão sorteada. Após responder basta passar para a próxima e começar tudo de novo.

As questões irão se repetir diversas vezes, a fim de contribuir com o aprendizado e maior fixação do conteúdo, já que o objetivo é estudar sobre o Judô.

Se acertar as respostas, irá avançar um número aleatório de casas entre 1 e 3.
Se errar as respostas, você recuará um número aleatório de casa entre 1 e 3, ou não sairá do lugar, caso esteja na 1ª casa.
Caso não saiba alguma resposta, você pode usar suas moedas para adquirir dicas e seguir adiante.
Para completar uma rodada de questões, você precisa avançar até a casa 55.

Quando alcançar a casa 55, você ganha um grau na ponta da sua faixa, até a faixa laranja, da faixa verde em diante não há graus, e a contagem das casas recomeça.

A cada 55 pontos de XP (experiência), você ganha ponta na sua faixa, também até a faixa laranja, da verde em diante não há ponta.

Quando você completar 110xp, você ganhará uma faixa nova. Ao completar 1000xp, o jogo recomeça.

O jogo é dividido em três níveis de dificuldade:

• Nível 1(faixas branca, cinza e azul);
• Nível 2 (amarela, laranja, verde e roxa);
• Nível 3 (marrom e preta).

À medida que passar de nível, as questões ficam mais difíceis, mas as anteriores se repetirão diversas vezes, assim como as novas questões.