Grão-mestre Hong Soon Kang faz aniversário hoje

Da Redação | Crédito: Divulgação

O grão-mestre Hong Soon Kang, faz aniversário hoje, 06 de agosto. Com uma personalidade cativante e popular, é um dos principais promotores de Hapkido e Taekwondo no Brasil.

Embora tenha nascido na Coreia do Sul, escolheu o Brasil, na década de 70, para ser o seu novo “lar”. São 42 anos em terras nacionais.

Chegou ao Rio de Janeiro sem saber uma palavra em português. Mas o que não lhe faltava era coragem para cumprir sua missão: perpetuar as modalidades corenanas.

Nos primeiros meses fez várias demonstrações dessas artes marciais. Tanta competência técnica não ia passar despercebida perante tantas personalidades, como autoridades civis, militares e jornalistas. Os quebramentos e chutes voadores entre anéis de fogo deixavam qualquer um boquiaberto.

Embora tenha sido recebido de braços abertos pelos cariocas, se encantou por Curitiba, no Paraná, cidade apresentada por um amigo. Não demorou muito tempo para residir na região.

Mestre Kang implantou um novo estilo de Hapkido, o Esportivo, decorrente de sua vasta experiência como atleta, técnico e árbitro internacional. Para criá-lo, valorizou as técnicas, investiu na metodologia de aulas (níveis de graduação) e fortaleceu a união entre os praticantes.

O Hapkido Esportivo se fortaleceu com a fundação da World Sports Hapkido Federation (WSHF), em 1995, na cidade de Curitiba. A entidade está presente em mais de 20 estados brasileiros e em outros países, como Argentina, Bolívia, Europa, Paraguai, Inglaterra, Portugal e Uruguai.

Líder no Hapkido e TKD, Kang promove diversos eventos mundiais e foi considerado quatro vezes consecutivas o melhor mestre do planeta. É presidente da WSHF, Câmara do Comércio e da Indústria Brasil / Coreia, instrutor, examinador e árbitro Internacional.

Além de todos os méritos esportivos, recebeu o diploma de Doutor Honoris Causa em Educação Física pela Glenford University, nos Estados Unidos.

Parabéns, mestre!.